CHIKETTY

quinta-feira, abril 22, 2010


Cosméticos em forma de pílula

0

Cosméticos via oral prometem suavizar os sinais de cansaço e adiar as marcas do tempo.

Como funciona?

Em nome de uma pele hidratada, firme e macia, você agora tem mais uma opção: as pílulas antioxidantes. Acabam de desembarcar no Brasil dois suplementos à base de vitaminas e minerais que prometem - veja que tentação! - combater os sinais do tempo. Da parceria entre a francesa L'Oréal, tradicional empresa de cosméticos, e a suíça Nestlé, surgiu o Innéov Fermeté e, da dinamarquesa Ferrosan, vem o Imedeen Time Perfection.

O Innéov combina soja, vitamina C, licopeno (extraído do tomate) e proteínas do leite. "Ele reconstrói as fibras de sustentação da pele, tratando do rosto e do corpo", diz Christina Cerqueira, gerente de comunicação científica da L'Oréal, no Rio de Janeiro. Já o Imedeen traz os mesmos licopeno e vitamina C, além de extrato de semente de uva e um complexo biomarinho com proteínas similares às da pele. "Elas são responsáveis pela elasticidade e retenção de umidade", diz Maristela Fieschi, diretora-geral da Ferrosan do Brasil, em São Paulo.

Indicados para quem mora em grandes centros urbanos e tem mais de 35 anos - quando a pele começa a perder firmeza e densidade -, os produtos inauguram uma categoria no país: as pílulas da beleza ou, como os médicos dizem, nutracêuticos ou nutricosméticos, já que têm ação de cosmético, fármaco e alimento. Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o enquadramento é outro: alimento funcional.
Cremes e alimentação

Os suplementos da beleza, como o nome já diz, não substituem os cuidados com cremes e alimentação. "Estudos contundentes mostram, por exemplo, que a vitamina C tópica atinge a pele entre 20 e 30 vezes mais do que a versão oral", observa a dermatologista Mônica Azulay, responsável pelo setor de dermatologia cosmética da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

"Teoricamente, uma dieta balanceada é suficiente para nutrir a pele. Mas fatores externos, como sol, vento, poluição e cigarro, prejudicam as células, causando rugas precoces e perda do viço", diz o dermatologista Paulo Barbosa, de Salvador. A vantagem dos nutracêuticos seria a biodisponibilidade. "Na prática, isso significa fazer com que os nutrientes consigam atravessar a parede intestinal, chegar à corrente sanguínea e se difundir para os tecidos", completa a nutricionista Sheila Mustafá, professora da VP Consultoria Nutricional, do Rio de Janeiro.
Questão de saúde

Por não ser um medicamento, a venda do nutracêutico (R$ 99 pelo Innéov e R$ 205 pelo Imedeen*) está livre de prescrição médica. "Apesar disso, é interessante consultar um especialista. Em pessoas mais sensíveis à isoflavona (presente na soja), pode causar alterações hormonais, e o excesso de vitamina C pode desencadear cálculos renais", alerta a dermatologista Denise Steiner, coordenadora do departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de São Paulo. A nutricionista Silvia Cozzolino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), lembra que o exagero na dose também pode interagir com outros nutrientes da dieta, prejudicando a absorção deles pelo organismo.

* preço sujeito à alteração sem aviso prévio
Fonte: Revista Boa Forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário