CHIKETTY

terça-feira, novembro 17, 2009


Ginástica facial

0
Exercícios para evitar flacidez, rugas e envelhecimento precoce do rosto

A ginástica facial atua como uma alternativa nos tratamentos faciais para evitar flacidez, rugas e envelhecimento precoce celular, além de relaxar, aliviar tensões, fortalecer a musculatura da face e corrigir vícios de expressão. Os exercícios aumentam o metabolismo, oxigenação e nutrição celular ativando a produção de colágeno, deixando a pele com aspecto mais saudável, firme, reduzindo rugas e linhas de expressão. Porém a ginástica facial não elimina o excesso de pele, como pálpebras, em casos de muita flacidez local.
Segundo a fisioterapeuta especialista em estética Marília Fazio, do Espaço Tanggüh, fatores de envelhecimento precoce, como sol, estresse, má alimentação, ingestão excessiva de álcool e tabagismo devem ser evitados para que o tratamento seja mais eficaz e com resultados mais rápidos. Os vícios de expressão, caretas, mastigar e engolir de forma inadequada podem ser grandes vilões para o aparição de rugas e as linhas de expressão.
O rosto não é simétrico, tem assimetria sutil e como qualquer músculo do corpo, os faciais também ficam fracos e flácidos. Com a idade essa assimetria acentua com esse processo de flacidez e enfraquecimento muscular. A tonificação desses músculos pode ser alcança da pela ginástica facial, quando feita regularmente e corretamente, diminuindo essas diferenças.
A ginástica facial é indicada para todas as idades, quanto mais cedo começar, mais preventivo será o resultado. Também é indicada em casos de emagrecimento severo para evitar o aparecimento de rugas e sulcos na face. Mantendo a pele do rosto sempre bonita, iluminada, leve e jovem. Além de ser uma ótima pedida para fugir de preenchimentos e uso de botox.
No inicio é indicado realizar os exercícios na frente do espelho para que consiga acompanhar os movimentos e controlar a intensidade e correções quando necessário. Alguns exercícios podem ser feitos em casa, para casos mais severos, com linhas de expressão mais profundas, é necessário o acompanhamento de um fisioterapeuta para focar a musculatura que necessita do tratamento e a série mais indicada para cada fase que for evoluindo.
Os exercícios são leves e lentos. São realizados contrações e alongamentos delineando a musculatura. Com isso os músculos ganham volume e os contornos mais definidos, a região dos olhos fica mais expressiva, notando a diminuição de olheiras profundas e marcantes.
No caso de apenas prevenção e manutenção, Marília indica alguns exercícios dos principais músculos da face e simples para serem feitos em casa diariamente (manter contração de 6 a 10 segundos e repetir de 3 a 5 vezes cada exercício):
-Testa e Olhos - Eleve as sobrancelhas o mais alto possível e ao mesmo tempo feche os olhos como se fosse tentar enxergar algo distante. Mantenha por 6 segundos e volte lentamente.
-Lábios - Faça biquinho ("u") forçando o para frente e apertando os lábios um contra o outro por 6 segundos
-Bochecha ("maçã do rosto") - sorria o mais largamente possível com a boca fechada. Mantenha por 6 segundos e relaxe lentamente.
-Pescoço - Coloque as mãos (fechadas) embaixo do queixo e faça forças contrárias. Mantenha por 6 segundos e solte lentamente.
Agradecimento - Fisioterapeuta especialista em estética Marília Fazio, do Espaço Tanggüh - www.tangguh.com.br
Fonte: Site de Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário